top of page
  • Foto do escritorzuleika azzolini

Impressão Off-set

A impressão Off-sett é o processo mais utilizado na impressão comercial. Além disso, a impressão offset é o padrão mais utilizado na indústria gráfica pela capacidade de imprimir em alta qualidade, conferindo ao produto final uma apresentação superior.

A impressão offset é um processo que consiste da interação entre água e gordura (a tinta offset é de consistência gordurosa). O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel. Por isso a matriz (chapa offset) é legível mesmo antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde a matriz é espelhada (texto escritos invertidos).

Temos 2 processos de gravação de chapas:

* No CtF um arquivo gerado no computador é transferido para um filme especial através de uma imagesetter, esse filme é fixado à chapa que por sua vez é exposta à luz (fotolito).

*No CtP a confecção do filme não é necessária, o arquivo produzido é “gravado” diretamente na chapa através de laser em uma platesetter.

Existem diversos tipos de equipamento para impressão offset. As mais comuns são impressoras offset planas, que imprimem folha a folha e são amplamente utilizadas no segmento de impressão comercial; e impressoras offset rotativas, que imprimem a partir de bobinas de papel e, devido à sua configuração, permite altas velocidades de impressão.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page