• zuleika azzolini

Resumo da história da internet - parte 2

Comércio na Internet

Você percebeu que as primeiras redes de computadores estavam restritas a um público de cientistas, engenheiros e funcionários do governo? Bem, essa situação não duraria por muito mais tempo.

Com o advento do TCP/IP, redes individuais, educacionais e comerciais começaram a ter acesso à comunicação quase imediata e às informações disponíveis oferecidas pela Internet. A conectividade deixou de ser exclusiva e se tornou disponível para todos graças à WWW.

Assim, a Internet passou a fazer parte de todos os âmbitos da sociedade, incluindo as atividades comerciais, uma vez que consegue satisfazer necessidades e encontrar formas mais adequadas de executar processos, por exemplo, por meio de plataformas digitais.

De fato, o comércio na Internet levou ao desenvolvimento de serviços de rede privada com TCP/IP, o que causou, entre outras coisas, o surgimento da educação virtual e do comércio eletrônico, a transição do Marketing tradicional para o Marketing Digital e a chegada da transformação digital.


Cenário atual da Internet

A Internet mudou radicalmente desde a sua origem. Já não se trata mais de um espaço onde e-mails são trocados e informações são armazenadas.

Agora, ela está em todos os objetos e lugares em que oferece valor, como nos mostra o surgimento da Internet das Coisas.


Google

Após a criação da WWW, o lançamento do Google em 1997 foi um novo ponto de virada na história da Internet. A empresa levou essa rede para um amplo público, oferecendo um navegador amigável.

Hoje, o Google funciona como navegador e mecanismo de busca, conta com quase um bilhão de páginas indexadas e oferece fácil acesso às informações graças aos seus algoritmos.


Redes sociais

As redes sociais também foram, assim como o Google, um grande acontecimento. Embora não tenha sido o primeiro, o Facebook é o caso mais bem-sucedido de aplicação da Internet como meio de comunicação e informação, fornecendo acesso às notícias e permitindo que as pessoas se comuniquem em tempo real.

O YouTube marcou outro antes e depois na história da Internet, mostrando que ela também serve como meio de entretenimento, eventualmente substituindo a mídia tradicional, como televisão ou rádio.

Com a chegada massiva de usuários à Internet, as empresas perceberam o enorme potencial de impactar o seu público por meio desses canais. É por isso que hoje é impossível falar de Internet sem publicidade e técnicas de SEO.


Internet 2.0

A Internet desencadeou a Quarta Revolução Industrial, levando o mundo a se estabelecer na Era da Informação.

Inclusive, a Internet 2.0 já está sendo tratada como uma nova etapa que permite que os usuários deixem de ser apenas espectadores e passem a interagir e colaborar entre si como criadores de conteúdo.

A Internet 2.0 é uma tendência baseada em desenhar sites centrados no usuário e que facilitem o compartilhamento e a troca de informações.

A linha do tempo da história da Internet é formada por evoluções e méritos compartilhados que levaram a humanidade a transformar seu estilo de vida e mudar para sempre seus hábitos e processos.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo