Comércio na Internet
Você percebeu que as primeiras redes de computadores estavam restritas a um público de cientistas, engenheiros e funcionários do governo? Bem, essa situação não duraria por muito mais tempo.
Com o advento do TCP/IP, redes individuais, educacionais e comerciais começaram a ter acesso à comunicação quase imediata e às informações disponíveis oferecidas pela Internet. A conectividade deixou de ser exclusiva e se tornou disponível para todos graças à WWW.
Assim, a Internet passou a fazer parte de todos os âmbitos da sociedade, incluindo as atividades comerciais, uma vez que consegue satisfazer necessidades e encontrar formas mais adequadas de executar processos, por exemplo, por meio de plataformas digitais.
De fato, o comércio na Internet levou ao desenvolvimento de serviços de rede privada com TCP/IP, o que causou, entre outras coisas, o surgimento da educação virtual e do comércio eletrônico, a transição do Marketing tradicional para o Marketing Digital e a chegada da transformação digital.
Cenário atual da Internet
A Internet mudou radicalmente desde a sua origem. Já não se trata mais de um espaço onde e-mails são trocados e informações são armazenadas.
Agora, ela está em todos os objetos e lugares em que oferece valor, como nos mostra o surgimento da Internet das Coisas.
Após a criação da WWW, o lançamento do Google em 1997 foi um novo ponto de virada na história da Internet. A empresa levou essa rede para um amplo público, oferecendo um navegador amigável.
Hoje, o Google funciona como navegador e mecanismo de busca, conta com quase um bilhão de páginas indexadas e oferece fácil acesso às informações graças aos seus algoritmos.
Redes sociais
As redes sociais também foram, assim como o Google, um grande acontecimento. Embora não tenha sido o primeiro, o Facebook é o caso mais bem-sucedido de aplicação da Internet como meio de comunicação e informação, fornecendo acesso às notícias e permitindo que as pessoas se comuniquem em tempo real.
O YouTube marcou outro antes e depois na história da Internet, mostrando que ela também serve como meio de entretenimento, eventualmente substituindo a mídia tradicional, como televisão ou rádio.
Com a chegada massiva de usuários à Internet, as empresas perceberam o enorme potencial de impactar o seu público por meio desses canais. É por isso que hoje é impossível falar de Internet sem publicidade e técnicas de SEO.
Internet 2.0
A Internet desencadeou a Quarta Revolução Industrial, levando o mundo a se estabelecer na Era da Informação.
Inclusive, a Internet 2.0 já está sendo tratada como uma nova etapa que permite que os usuários deixem de ser apenas espectadores e passem a interagir e colaborar entre si como criadores de conteúdo.
A Internet 2.0 é uma tendência baseada em desenhar sites centrados no usuário e que facilitem o compartilhamento e a troca de informações.
A linha do tempo da história da Internet é formada por evoluções e méritos compartilhados que levaram a humanidade a transformar seu estilo de vida e mudar para sempre seus hábitos e processos.
Comments